A Bíblia Sagrada conta histórias de jovens que tiveram uma experiência com Deus, encontraram sentido para suas vidas e fizeram diferença no mundo.

O jovem tem diante de si a responsabilidade de escolhas e decisões que afetarão todo o seu futuro, como por exemplo: quem é o meu Deus? Quais os princípios éticos e morais que definirão meus posicionamentos na vida? Com quem vou me casar, e ou que estrutura familiar pretendo desenvolver? Qual é a minha vocação? Qual será minha carreira profissional? Como vou contribuir para o bem comum e a construção de uma sociedade de justiça e paz?

Para oferecer um ambiente favorável ao encontro com Deus, subsidiar as decisões e escolhas, e cooperar na construção do futuro dos jovens, o IPEM Jovem desenvolve suas atividades orientadas por três ênfases: Palavra – ensino bíblico relevante e contextualizado; Comunhão – encorajando o jovem a um compromisso pessoal e comunitário com Cristo e incentivando as amizades espirituais; e Missão – mobilizando para ações e projetos de missão integral.

Palavra

Oferecer ensino bíblico relevante e contextualizado contribuindo para que o jovem se torne um discípulo de Jesus, tenha subsídios para suas escolhas e decisões.

Para a consolidação e prática desta ênfase, o IPEM Jovem desenvolverá duas atividades: Encontros dominicais de estudo bíblicos, congressos, fóruns de debate... Dentre outras atividades.

Comunhão

Oferecer espaços de convivência, seja por meio da participação em pequenos grupos ou nos ajuntamentos coletivos, encorajando o jovem a um compromisso pessoal e comunitário com Cristo e incentivando as amizades espirituais.

Aos sábados, num período quinzenal, o IPEM Jovem realiza nas casas o “VAMO JUNTO”, encontro informal onde a teologia, cultura e diversão se abraçam e complementam.

Missão

Proporcionar aos jovens da IPEM possibilidades de servir, por meio de atuação diaconal alinhada com a missão integral, em ações de impacto desenvolvidas em um dia de trabalho voluntário ou em projetos sociomissionários desenvolvidos em parceria com igrejas, organizações e comunidades, em localidades que apresentam baixo IDH.

Adolescentes

Jesus, durante sua adolescência, como a maioria dos meninos de sua época, conhecia a Torah. Enquanto crescia desenvolvia sua autonomia e identidade como filho de Deus. Como adolescente vivencia todas as dificuldades, conflitos e descobertas que todos os adolescentes passam. Porém, cresce “em graça e sabedoria diante de Deus e dos homens”.

O período da adolescência é quando a validade dos fundamentos éticos, morais e espirituais é questionada numa busca sincera por valores que façam sentido.

Com o fim de cooperar no processo de crescimento e amadurecimento dos adolescentes, valorizamos o discipulado, o cuidado pastoral, o ensino bíblico, a comunhão por mio dos pequenos grupos e o desafio nas ações e projetos de missão integral em nossa comunidade.