No dia 24 de março de 2005 foram dados os passos iniciais para formação de uma capelania evangélica no hospital Municipal Dr. Alípio Correa Netto em Ermelino Matarazzo.

O primeiro capelão a trabalhar neste projeto implementado pela IPEM foi o Diácono Aguinaldo Moraes Ramos. Hoje somos representados pelo Pr. Moisés Alves dos Santos, que como capelão tem abençoado muitas vidas e também estruturado este ministério tão importante.

Capelania Hospitalar: Uma Missão de Vida!

Um dos lugares públicos onde há uma grande circulação de pessoas hoje são os hospitais. São inúmeras as pessoas que diante de um quadro de dor e enfermidade buscam aflitas conforto e esperança para o seu bem estar físico, emocional e espiritual.

O papel da Capelania Hospitalar junto a estas pessoas é proporcionar conforto e alento diante dos momentos onde o medo e a ansiedade assolam seus corações. O material de trabalho do capelão consiste no sábio uso das Escrituras Sagradas associado com o ouvir atento e o coração cheio de empatia. São muitos os relatos que demonstram o quão importante é este ministério de misericórdia na vida de milhares de pessoas que se vêem em circunstancias alheias ao seu controle. Nestas circunstancias Deus usa a vida dos capelães para trazer uma atmosfera de paz e conforto nas mazelas da saúde que assolam suas vidas.

A visita hospitalar é um ministério maravilhoso onde o capelão identifica-se com a dor do paciente. São muitas as situações que configuram uma visita: uma palavra de esperança, perdão, fé, reconciliação, e até mesmo de restauração, de cura. O trabalho do capelão visa alcançar a pessoa por inteiro, proporcionando-lhe alternativas pastorais e terapêuticas no combate a doença e ao enfraquecimento do corpo.

Creio que só na eternidade poderão ser contabilizados os inúmeros frutos deste trabalho, que promovem o encontro das pessoas com Deus, como o criador e redentor de suas vidas. Que Deus seja louvado através do trabalho de capelania hospitalar e que muitas vidas tenham a oportunidade de terem um encontro com Jesus Cristo e com suas promessas de vida. Amém!

Rev. Gilberto Pires de Moraes